Densitometria Óssea

Densitometria Óssea

O que é

A densitometria óssea é o exame mais eficiente para verificar a densidade mineral dos ossos (de cálcio e de outros minerais) e consegue quantificar a perda óssea.

Para que serve

A densitometria óssea é usada para o diagnóstico de Osteopenia e Osteoporose, doenças que correspondem a perda progressiva de cálcio nos ossos, tornando-os mais frágeis e finos, favorecendo o aparecimento de fraturas, especialmente nos quadris. Essas doenças são mais frequentes em mulheres, sobretudo após a menopausa.
A indicação mais comum para a realização do exame de densitometria óssea é entre as fases pré-menopausa e pós-menopausa. Porém, também há indicação para homens e crianças, para se acompanhar o desenvolvimento dos ossos.

Como é feito

O exame é indolor e não invasivo.

O paciente é posicionado deitado, numa maca acoplada ao equipamento, semelhante a um aparelho de Raio-X, que capta imagens das áreas a serem analisadas.

O equipamento de densitometria óssea utiliza uma fonte de baixa intensidade radioativa para obter as imagens dos ossos.

O procedimento todo dura poucos minutos.

Preparo e contraindicações

No dia do exame, o paciente pode comer normalmente. Deve-se evitar tomar suplementos de cálcio durante pelo menos 24 horas antes do exame.

A densitometria óssea é contraindicada para mulheres grávidas e pacientes que tenham realizado exames com contraste de 10 a 14 dias antes.

Qualquer medicação em uso deve ser relatada no agendamento do exame.

Recomendamos trazer exames anteriores referentes à região a ser pesquisada.

Apresente-se na recepção da clínica com 10 minutos de antecedência ao horário marcado para realização deste exame.