Raio-X Digital

O que é

O Raio-X (ou radiografia) digital é um exame não invasivo, que consiste em produzir imagem de partes do corpo, expondo a área a ser investigada a uma pequena dose de radiação.

A radiografia convencional é a forma mais antiga de diagnóstico por imagem e ainda é bastante utilizada na medicina.

Traz muitas informações importantes, mesmo sendo um método mais simples do que exames como a tomografia computadorizada e ressonância magnética, por exemplo.

Para que serve

São várias as indicações para a realização do exame de Raio-X. Dentre elas: diagnosticar ossos quebrados, infecções, sinais de artrite, tumores ósseos, alterações ósseas metabólicas e localizar objetos estranhos em partes moles do corpo.

Por se tratar de um exame simples e não invasivo, costuma ser o primeiro exame solicitado em muitos casos.

Como é feito

O paciente é posicionado na mesa de Raio-X de acordo com a área do corpo a ser radiografada.

Em geral, são adquiridas de uma a três imagens, de diferentes ângulos, da área em análise.

Um filme de Raio-X (ou placa de gravação digital) é posicionado debaixo da mesa, próximo da área do corpo a ser pesquisada.

Quando solicitado pelo médico, pode-se usar contraste para realçar as imagens de algumas estruturas ou órgãos.

O exame é indolor e não invasivo, e leva cerca de 5 a 10 minutos para ser realizado.

Preparo e contraindicações

A maioria dos exames de Raio-X não necessita de preparo especial.

Objetos de uso pessoal, como brincos, colares, relógios e piercings devem ser retirados para realização do exame, para que não interfiram nas imagens.

O exame de Raio-X tem restrições em mulheres grávidas (há períodos da gestação em que é contraindicado).